domingo, 23 de setembro de 2012

Diversidade sexual é o destaque da Mostra de Filmes LGBT






Como parte integrante da programação da 11ª Parada do Orgulho LGBT de Belém (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), O Grupo Homossexual do Pará (GHP) promoverá, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Mostra de Filmes LGBT 2012. Serão exibidos três filmes que abordam diferentes temáticas, como direitos humanos, questões de gênero, orientação sexual, transexualidade, liberdade sexual e a relação entre homossexualidade e religião. O evento acontece no Teatro Gasômetro com sessões sempre às 18h e é aberto a todos os públicos.

Dentre os filmes selecionados, está o documentário nacional “Dzi Croquettes”, o qual aborda a trajetória de um performático grupo carioca que desafiou a censura do regime militar defendendo a quebra de tabus sociais e sexuais. O drama de uma jovem de 10 anos que nasceu menina, mas se comporta como menino, é o enredo da ficção francesa “Tomboy”, exibido no segundo dia da Mostra. A programação encerra, no dia 26, com a exibição de “Orações para Bobby”, filme baseado na história real de uma mãe que tenta “curar” o filho homossexual com base na fé e em terapias religiosas.

Após a exibição dos filmes será aberto um espaço para debate com a participação de especialistas convidados. De acordo com Beto Paes, o objetivo da Mostra é discutir alguns assuntos presentes no cotidiano dos LGBT’s e esclarecer possíveis dúvidas sobre as temáticas abordadas. “Queremos proporcionar momentos de reflexão sobre a diversidade sexual e estimular uma atitude social nas pessoas presentes para que elas se identifiquem com a causa LGBT e passem a promover transformações em favor do combate a discriminação ao preconceito”, explica o membro do GHP.

Além da exibição dos filmes e realização dos debates, haverá a apresentação de curtas audiovisuais, sorteios de brindes e, no dia 24, a apresentação da Orquestra Cellos da Amazônia. Os ingressos custam R$ 2,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

A Mostra de Filmes LGBT 2012 conta com o apoio do Movimento LGBT do Pará e das Secretarias de Cultura (Secult) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Serviço:
Mostra de Filmes LGBT 2012
Período: 24 a 26 de setembro
Local: Teatro Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Ingressos: R$ 2,00, cada sessão.
Filmes: Dzi Croquettes (24), Tomboy (25) e Orações para Bobby (26)
Mais informações: 8141-9047 (Eduardo) ou 8309-5953 (Keila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário