terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sejudh segue com articulação para a Parada do Orgulho LGBT de Belém

Foto: Rodrigo Sávio (Sejudh)

Ascom Sejudh 

O Governo do Estado e a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) já iniciaram os preparativos para execução da 11° edição da Parada LGBT de Belém. Na tarde da última terça-feira (15), mais uma reunião, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), foi realizada para dar continuidade às articulações necessárias.

A reunião entre o poder público e a sociedade civil foi presidida pelo titular da Sejudh, Brasil Júnior, e contou com a presença da presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Adelaide Oliveira, do presidente do Instituto de Artes do Pará (Iap), Heitor Pinheiro, do representante do Grupo Homossexual do Pará (GHP), Eduardo Benigno, da coordenadora do Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta), Bárbara Pastana, do Coordenador do Grupo de Homossexuais do Benguí (Ghben), Rui Guilherme, e de um dos organizadores da Parada do Orgulho LGBT de Belém, Chico Vaz.

A marcha na capital paraense pretende ser ainda mais grandiosa neste ano. A organização realizará o “Mix da Diversidade e Direitos Humanos”. A programação da Semana que precede o evento abrangerá a população como um todo e incluirá desde distribuição de materiais informativos à promoção de oficinas sobre sexo seguro, com ênfase na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “Na última edição, tivemos um ganho significativo no quesito segurança. Não houve casos de violência como os ocorridos nos outros anos”, pontuou Chico Vaz.

O calendário ainda não está definido por completo, mas os organizadores estimam que o evento seja realizado na primeira semana de setembro, com possibilidade de se estender a programação, já que diversas oficinas, dentre outras atividades, serão promovidas naquele mês. “Queremos que o evento tenha ainda mais visibilidade, pois faz parte do calendário de Belém, mas ainda não do estado. Aliás, várias caravanas do interior chegam à cidade para participarem da parada”, justifica Benigno.

As atividades serão enumeradas e apresentadas, num próximo encontro, para o Conselho Estadual de Diversidade Sexual (Ceds). A reunião será realizada ainda este mês, na sede da Sejudh. Por fim, Eduardo pontuou o compromisso do estado com questões ligadas ao movimento LGBT do Pará. “A atual gestão está apresentando uma série de avanços. Campanhas, como a do “Nome Social” nas escolas, fazem a diferença. Além disso, a nossa comunidade enxerga a Sejudh como um lugar de acolhimento. Aqui, nós somos bem tratados”, relata.

Fonte: Ascom Sejudh

Nenhum comentário:

Postar um comentário